terça-feira, 7 de maio de 2013

Os Grandes Deuses (Episódio G)

                           Urano - O céu

Classificação: Deus Primordial
Gênero: Masculino


Personalidade

Urano é definido como um tirano,alguém que não ama ninguém,mais "eu",por que não poderia reconhecer um Deus alem dele. Com grande crueldade e injustiça,punidos aqueles que se opõe contra ele. Ele também pode ser um Deus rancoroso,

Histórico

Urano teve vários filhos (e irmãs), entre os quais os Titãs,os Ciclopes e os Hecatônquiros (seres gigantes de 50 cabeças e 100 braços). Odiava seus filhos e por isso mantinha todos presos no interior de Gaia, a Terra. Esta então instigou seus filhos a se revoltarem contra o pai. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, castrou seu pai e jogou seus testículos ao mar. Formou-se uma espuma, da qual brotou Afrodite, a deusa do amor. Do sangue de Urano que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades.
A maioria dos gregos considerava Urano como um deus primordial (protogenos) e não lhe atribuía filiação. Cícero afirma, em De Natura Deorum ("Da Natureza dos Deuses"), que ele descendia dos antigos deuses Éter e Hemera, o Ar e o Dia. Segundo os hinos órficos, Urano era filho da noite, Nix.
Seu equivalente na mitologia romana é Caelus ou Coelus - do qual provém caelum (coelum), a palavra latina para "céu".

Mito de Criação

Segundo o mito da criação do Olimpo, relatado por Hesíodo na Teogonia,Urano veio todas as noites cobrir a Terra (Gaia), mas ele odiava as crianças geradas.  Hesíodo refere, como descendentes de Urano, os Titãs, seis filhos e seis filhas, os Cem braços e os gigantes com um só olho, os Ciclopes.
Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, nas entranhas da Terra, causando grande dor a Gaia. Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronus, o mais jovem dos Titãs, concordou. Ele emboscou seu pai, castrou-o e lançou os testículos cortados ao mar.
Do sangue derramado de Urano sobre a Terra nasceram os Gigantes, as três Erínias, as Melíades, e segundo alguns, os Telquines.
A partir dos testículos lançados ao mar nasceu Afrodite. Alguns dizem que a foice ensanguentada foi enterrada na terra e daí nasceu a fabulosa tribo dos Feácios. Depois de Urano ter sido deposto, Cronus re-aprisionou os Hecatônquiros e os Ciclopes no Tártaro. Urano e Gaia profetizaram que Cronus, por sua vez, estava destinado a ser derrubado por seu próprio filho, e assim o Titã tentou evitar essa fatalidade devorando os seus filhos. Zeus, graças a artimanhas de sua mãe Reia, conseguiu evitar este destino.
Estes antigos mitos de origens distantes não constam em cultos na Hellenos (Kerenyi, p. 20). O papel de Urano é o de um deus derrotado de um tempo anterior ao tempo real.
Depois da sua castração, o céu não veio mais para cobrir a Terra à noite, cigindo-se ao seu lugar, e "a geração original chegou ao fim" (Kerenyi). Urano foi raramente considerado como antropomórfico, à parte a genitália do mito da castração. Ele era simplesmente o céu, o qual foi concebido pelos antigos como uma grande cúpula ou teto de bronze, sustentada (ou mantida a girar num eixo) pelo Titã Atlas. Em expressões arcaicas, nos poemas homéricos, ouranos às vezes é uma alternativa a Olimpo, como a casa dos deuses. Uma ocorrência óbvia seria o momento, no final da Ilíada I, quando Tétis sobe do mar para pleitear com Zeus: "e logo pela manhã, ela elevou-se para saudar Ouranos-e-Olimpo e ela encontrou o filho de Cronos…"
"'Olimpo' é utilizado quase sempre como casa, mas ouranos muitas vezes refere-se ao céu natural acima de nós, sem qualquer sugestão de deuses vivendo lá," William Sale comentou;
Sale concluiu que a primeira sede dos deuses era o atual Monte Olimpo, tendo a tradição épica no tempo de Homero mudado a sua residência para o céu, ouranos. Pelo sexto século, quando a "Afrodite celestial" estava a ser distinguida da "Afrodite comum do povo", ouranos significava apenas a própria esfera celeste.

Planeta Urano

Os antigos gregos e romanos sabiam de apenas cinco 'estrelas errantes' (em grego: πλανήται, planētai):Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Na sequência da descoberta de um sexto planeta no século XVIII, o nome Uranus foi escolhido como o complemento lógico para a série: para Marte (Ares, em grego) era o filho de Júpiter (Zeus), este, filho de Saturno (Cronos), e este, filho de Urano).

                                Pontos - O mar


Classificação: Deus Primordial
Gênero: Masculino

Personalidade

É um ser misterioso e astático. Embora muitas vezes optar por falar o mínimo e dar uma imagem calma de si. A única pessoa que ele deve lealdade é a Gaia.
Hyperion denscofia muito dele,a suspeita é confirmada mais tarde,mais tolerada sendo rensposável pelo despertar dos Titãs.

Histórico

Ele luta com Aioria uma vez na entrada do labirinto de Cronos,dominando-o completamente,mais desistiu quando os outros cavaleiros de ouro vieram para ajudar Aioria. Pontos controla a agua,bem como o Oceano. Sua água é contudo,de um preto profundo como carvão.
Pontos aparece quando Aioria e Hyperion já terminou de lutar,após a derrota de Hyperion,Pontos fala com Aioria e utiliza sua Dunamis para reviver Hyperion,mais após se torna amigo de Aioria ,e vai ate ele e diz que sempre protege seus entes queridos,seu rei,seu irmãos/irmãs ,Depois de ir para aonde se encontra Gaia ,Pontos se encontra com Prometeu,dizendo a Prometeu que deseja um mundo melhor e para isso precisa de todas as vidas dos Titãs ,dizendo que é melhor ir pro Tártaro.

Mitologia Grega

Na mitologia grega, Ponto (em grego Πόντος, transl. Póntos, "alto-mar") era o antigo deus pré-olímpico do mar.
Segundo Hesíodo em sua Teogonia, tal como Urano, Ponto nasceu por partenogénese de Gaia, a Terra, ou seja, Gaia gerou Ponto por si própria, por partenogênese. Já Higino afirmou que Ponto era filho de Gaia com Éter, o Ar.
Foi pai com Gaia do velho do mar, Nereu, e de Taumante, dos aspectos perigosos do mar, Forcis e sua irmã e esposa Ceto, e de Euríbia. Com Talassa (cujo nome também significa "mar", mas com uma raiz pré-grega), foi pai dos Telquines.
Compare com o titã do mar Oceano, cuja presença é mais vívida entre os helénicos. 

                  Érebo - A escuridão



Classificação: Deus Primordial
Gênero: Masculino

Segundo a Teogonia, de Hesíodo, Érebo (do grego: Ἔρεβος, Erebos, "sombra" ou "escuridão profunda") era, na mitologia grega, a personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo" logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da noite.
Sendo um dos filhos de Caos, Érebo juntamente de sua irmã gêmea, Nix, nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de Caos, Érebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após Caos. Érebo desposou Nix, gerando mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. Conta-se que os Titãs pediram socorro a Erebus e pessoalmente o primórdio desceu até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Erebus nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos.
Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, Érebo deu seu nome a uma região do Hades, por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte para entrar no Hades. Após Caronte tê-los feito atravessar o rio Aqueronte, entravam no Tártaro, o submundo propriamente dito.
Érebo era também, frequentemente, usado como sinônimo de Hades. 

                       Eros - O amor

Classificação: Deus Primordial
Gênero: Masculino

Eros em Saint Seiya é o deus do desejo amoroso que vive nos Elísios.

Histórico 

Em Saint Seiya Eros é citado por Thanatos como um ser que vive aprontando travessuras e aterrorizando as ninfas, até a chegada dos Cavaleiros de Bronze é o único ser capaz de atrapalhar a paz nos Elísios com suas travessuras.

Curiosidades 

  • Cupido é um nome romano, diferente das maioria dos deuses em Saint Seiya que usam o nome grego. Na mitologia grega o nome seria Eros.

Um comentário: